FUNDABOM capacita profissionais para atuar com segurança na proteção contra incêndios e emergências

3 de novembro de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mesmo com as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, o ritmo de trabalho continua o mesmo, só que de forma virtual.

O trabalho voluntário e sem fins lucrativos realizado pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (FUNDABOM) tem possibilitado capacitar milhares de profissionais para atuar com segurança nas diversas áreas relacionadas ao serviço de proteção contra incêndios e emergências.

Os cursos, workshops, palestras e outras atividades são planejados no prédio situado à Rua Anita Garibaldi, nº 25, antes ocupado pela Associação “Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC”, acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

Com o advento da pandemia de Covid-19, a FUNDABOM adotou o regime de trabalho home office integral para seus colaboradores, sendo restrito ao máximo o encontro presencial. Entretanto, o ritmo de trabalho continua o mesmo, só que agora em forma virtual.

Em entrevista exclusiva para o portal Incêndio, o presidente da FUNDABOM, Coronel Frank Itinoce, relatou que, ao longo de 2019, a fundação executou uma série de atividades, como os programas de educação pública “Bombeiros nas Escolas” e o “Programa Chama Segura”, além de fomento à pesquisa com o “2º Seminário para Estudo de Incorporação de Novas Tecnologias na Segurança Contra Incêndio”.  Entre outras iniciativas, a fundação prospectou oportunidades nas áreas de educação e cultura, projetos e atividades vinculadas aos serviços de bombeiros, defesa civil, preservação do meio ambiente, capacitação profissional, preservação do patrimônio cultural do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), serviços de engenharia e arquitetura e práticas desportivas.

“O fruto desse trabalho gerou uma grande aumento de atividades da FUNDABOM no começo de 2020, atingindo o ápice em 8 de março deste ano, quando apoiamos o Governo do Estado de São Paulo na coordenação, em conjunto com a Secretaria de Esportes, da 1ª Corrida da Mulher SP. Atingimos um público recorde de quase 16 mil corredoras, uma das maiores corridas femininas de todos os tempos em São Paulo”, afirma Itinoce. O evento teve a participação de todas as secretarias estaduais e a arrecadação foi destinada à Defesa Civil, que na época estava com graves dificuldades no atendimento de desmoronamentos nas cidades do litoral paulista.

Outro trabalho de destaque lembrado por Itinoce foi o apoio à construção do Museu do Corpo de Bombeiros, na cidade de Olímpia, onde a Prefeitura da cidade de Olímpia, sob o comando do Prefeito Fernando Augusto Cunha, cedeu em comodato o terreno para construção do edifício.

Itinoce reconhece que os esforços da sociedade para o controle da pandemia, que ceifou milhares de vidas, sem dúvida é uma preocupação mundial e urgente, tanto na esfera de saúde quanto econômica. “Todavia, não podemos esquecer que incêndios e queimadas também podem afetar a segurança das pessoas, inclusive em escala global; a proteção contra incêndios, embora não seja tão visível quanto outras ações de prevenção, também é fundamental para salvar vidas e patrimônio. E como dizia Albert Einstein: uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne”.

Calendário reprogramado

Para garantir a segurança da saúde dos participantes das atividades da FUNDABOM, todos os eventos presenciais deste ano, como cursos nas salas de aula, seminários e corridas, tiveram que ser cancelados. “Tomamos a decisão do cancelamento dos eventos de 2020, em vez do adiamento, considerando que não há previsão exata do reinício das atividades de reunião de público no Estado de São Paulo e que em 2021 será um novo calendário”, diz Itinoce.

Ainda de acordo com o presidente da FUNDABOM, das atividades que merecem destaque e foram canceladas este ano, estão o “Seminário para Estudo de Incorporação de Novas Tecnologias na Segurança contra Incêndios”, em parceria com a Fundação SALVAR de Minas Gerais, o Circuito de Corridas do Corpo de Bombeiros de São Paulo, com apoio da Caixa Econômica Federal, fomento de Colégios Cívico-Militares e a regularização de projetos legais de prevenção de incêndios para órgãos públicos.

A maioria das atividades é gratuita, como webinários, campanhas e palestras. Apenas alguns cursos são remunerados para cobrir despesas com materiais didáticos, instrutores e, eventualmente, locação de pistas de incêndio e salas de aula. E mesmo os cursos remunerados oferecem descontos, em alguns casos de até 50%, quando há empresas apoiadoras.

A FUNDABOM tem parceria com diversas organizações, públicas e privadas, sempre visando o fomento de atividades de produção de conhecimento em prol da segurança contra incêndios. “Dentre as nossas parcerias públicas, destacam-se o Fórum Nacional de Segurança Contra Incêndios (FONACI), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os próprios Corpos de Bombeiros Militares, em especial o Corpo de Bombeiros paulista”, esclarece o presidente.

Com relação à difusão de eventos gratuitos, como os programas educativos “Chama Segura” e “Condomínio Seguro” e os webinários de prevenção contra Incêndio, a FUNDABOM desenvolve o estudo de aporte financeiro privado específico para a viabilização de cada evento. A contrapartida normalmente é a divulgação da marca do apoiador nos eventos que ele contribuiu, a exemplo do financiamento de bolsas nos cursos da fundação.

“Um trabalho muito importante para nós é a difusão do conhecimento e, com base nessa premissa estatutária, estamos desenvolvendo para 2021 um curso de especialização de prevenção e combate a incêndios para técnicos de segurança do trabalho, em forma virtual e/ou presencial, sob a supervisão do professor Luís Carlos Gabriel, consultor da Revista CIPA”, revela Itinoce.

FONTE:
INCÊNDIO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter





Seu nome completo
Seu e-mail
 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone:
+55 11 5585.4355 / +55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Fisp 2021. All Rights Reserved.